CENSURA.- (Alvará).- "Carta de Ley, pela qual V.M. há por bem Abolir o Tribunal da Real Mesa Geral sobre o Exame, e Censura dos Livros; dando para as diferentes Inspecções, e Administrações, que tinha a seu Cargo as competentes Providencias ."..Palácio de Queluz 17 Dezembro 1794.

CENSURA.- (Alvará).- \

Ref.: B1750

Não Disponível
Notificar-me quando disponível
Inserir Dados

CENSURA.- (ALVARÁ).- \"CARTA DE LEY, PELA QUAL V.M. HÁ POR BEM ABOLIR O TRIBUNAL DA REAL MESA GERAL SOBRE O EXAME, E CENSURA DOS LIVROS; DANDO PARA AS DIFERENTES INSPECÇÕES, E ADMINISTRAÇÕES, QUE TINHA A SEU CARGO AS COMPETENTES PROVIDENCIAS .\"..PALÁCIO DE QUELUZ 17 DEZEMBRO 1794.

P.f. preencha e envie o formulário - quando esta obra estiver disponível receberá um e-mail automático a dar-lhe conta
Nome
Endereço de e-mail

(Lisboa) Na Officina de Antonio Rodrigues Galhardo, 1794.- 10p.; 29cm.-B

+ ALVARÁ pelo qual " V.M. há por bem Declarar, e Determinar as necessárias providencias para melhor, e mais segura observância de tudo o que tem ordenado na sua Carta de Lei de 17 de Dezembro do anno próximo passado, a respeito do Exame, e Censura dos Livros, e Escritos, que se houverem de imprimir, ou introduzir nestes Reinos, e seus Dominios"...Palácio de Queluz 30 de Julho 1795.- 23p.; 29cm.-B Trata-se da Lei que aboliu a "Real Mesa da Comissão Geral sobre o Exame e Censura dos Livros", na sequência da licença dada para a publicação da famosa obra "Medicina Theologica" que na época provocou grande escândalo na Côrte. Junta-se o Alvará de 30 de Julho de 1795 que regula o anterior. Conjunto raro e muito significativo para a história da Censura e da Edição em Portugal.



Mais obras do(s) tema(s)   Legislação antiga  |   História de Portugal  |   Bibliografia  |   Censura