AMZALAK, Moses Bensabat
ANDRÉ, Carlos Ascenso
Um Judeu no desterro : Diogo Pires e a memória de Portugal
I.S.B.N. 972-667-299-6
DELLON, Charles
RELATION / DE L'INQUISI-/TION DE / GOA
Segundo Barbier (IV, 209) o autor desta obra seiscentista publicada anónima foi Charles Dellon, médico francês que durante uma viagem ao Oriente foi injustamente entregue pelo Governador de Damão à Inquisição de Goa sob falsa suspeitas. Submetido ás habituais torturas do Santo Ofício, acabou por ser condenado às galés durante cinco anos. Sobreviveu, e mais tarde o seu processo foi reaberto pelo grande Inquisidor de Lisboa, sendo o acusado finalmente posto em liberdade. Trata-se de uma obra tocante ao descrever a organização e métodos daquele tenebroso tribunal religioso, e esta primeira edição ainda seiscentista, saída dos prelos da oficina Elseviriana é de particular significado histórico e gráfico.
GORDO, Joaquim José Ferreira.-
Memoria sobre os Judeos em Portugal.-
Importante estudo histórico, o primeiro que entre nós se fez sobre este tema. Separata factícia do Vol. 8 (2ª parte) das "Memórias da Academia Real das Sciencias de Lisboa".
NOVINSKY, Anita.-
Importante estudo histórico com evdente interesse para a história dos Judeus em Portugal.
OLIVEIRA, Cavaleiro d\'
Exemplar estimado da procurada tiragem especial em papel de linho numerada e rubricada pelo Dr. Joaquim de Carvalho.
REMÉDIOS, J. Mendes dos
Rara primeira edição deste notável estudo histórico apresentado como "Dissertação para concurso ao Magistério na Faculdade de Theologia da Universidade de Coimbra". Publicou-se ainda um 2º volume em separata da Revista "Biblos" hoje extremamente raro.
USQUE, Samuel
É a mais apreciada das edições "modernas" desta obra de autor sefardita português primitivamente publicada em Ferrara no século XVI, hoje considerada uma raridade bibliográfica. Nela descreve as perseguições do judeus em Portugal.
ZORATTINI, Pier Cesare Ioly
Transcreve os processos da Inquisição de Veneza e de Lisboa sobre Gaspar Ribeira.