Pensamos tratar-se de uma das mais apreciadas edições desta ortografia oficial castelhana pois vem adornada com 9 gravuras no final, que apresentam diversos tipos de letras, que exemplificam partes do texto.Com evidente interesse para o estudo da caligrafia da época. Palau (206176) refere um numero errado de estampas.
Trata-se da edição original hoje muito rara da famosa "Gramatica Latina" de Luis Antonio verney, que muito se esforçou para a ver adoptada nas Escolas do Reino, e que mais tarde viria a confessar que por ter medo dos jesuitas, fingiu ser traduzida do Francês em Italiano e do Italiano em Português, conforme figura no titulo.
1ª edição desta notável obra de Castilho, hoje muito invulgar.
Interpretação de alguns textos do Avesta, livro sagrado do Zoroastrismo.
Madureira Feijó, ortografista do século XVIII : Para uma história da Ortografia Portuguesa
ISBN: 972-566-154-0
Obra polémica pelo novo método que desenvolve e que mereceu na época duras críticas de especialistas no assunto, hoje com o maior interesse para a história da língua portuguesa. Sob o ponto de vista gráfico é muito original pois é das poucas obras impressas em Portugal que vem impressa a negro e a azul. Vem adornada com uma bonita litografia inicial que representa o autor com D. Maria II tendo o busto de D. Pedro IV ao fundo.
Importante título da polémica do "Verdadeiro Método de Estudar". Segundo o A. Banha de Andrade trata-se de uma tentativa de redução da Gramatica de Vernei ás proporções que o barbadinho propõe no "Verdadeiro Método de Estudar".
Grammatica Ingleza para uso dos portuguezes reduzida a vinte e cinco lições.-
Esta " Grammatica" para os portugueses aprenderem inglês veio a lume depois do sucesso de outra para os espanhóis aprenderam o inglês.