AUTOS de Devassa do Levantamento e Sedição Intentados na Bahia em 1798.-
Trata-se do volume 35 dos "Anais do Arquivo Público da Bahia" integralmente constituído pela edição desta importante documentação inédita referente á famosa "Conspiração dos Alfaiates" ocorrida em Salvador da Bahia em 1798 uma das primeiras e mais radicais tentativa de independencia ocorrida no Brasil. Publicou-se outro volume com mais documentação.
Raro opúsculo sobre as elações do Governo Brasileiro com a Santa-Sé.
Trata-se do 5º numero da segunda série.
ATLÂNTICO: Revista Luso-Brasileira / directores António Ferro, Lourival Fontes.- Número um (1)
Primeiro número da 1ª série desta importante revista literária com excelente colaboração de que destacamos: Aquilino Ribeiro, Mário de Andrade, Vitorino Nemésio, Eugénio de Castro, Cecília Meirelles, Fernanda de Castro, Carlos Queiroz, Tomaz Kim, Ruy Cinatti, Baltasar Lopes, Manuel da Fonseca.
+ "AMPLIANDO o que se acha determinado por Decreto de 19 de Outubro de 1798: sou servida, que a isenção de direitos alli concedida a favor da introdução dos escravos remetidos de Angola para o Pará, se extenda a todos os Escravos, que dos Portos de Cacheo, e Bissau, ou Moçambique... Palacio de Queluz 16 Janeiro 1799. - (Lisboa): S.n., 1799.- 2p.; 30cm.-C Os dois diplomas completam-se.
São cinco números seguidos desta rara revista brasileira, profusamente ilustrada e impressa em papel couché que marcou uma época.
Muito ilustrado e informativo
Extenso e bem documentado trabalho, profusamente ilustrado no texto e em separado, por vezes a cores. Edição luxuosa em grande formato.
Trata-se do primeiro ano completo deste jornal ilustrado com xilogravuras que encerra preciosa colaboração de literatos da época como: Camilo, Alexandre Herculano, Lopes de Mendonça, Bulhão Pato, Luis Augusto Palmeirim e Augusto Braga. É de particular interesse a importantíssima colaboração do poeta brasileiro Casimiro de Abreu, pois é neste jornal que se podem encontrar as suas "primícias" literárias.
NOTAS sobre Portugal: Exposição Nacional do Rio de Janeiro em 1908 - Secção Portuguesa
Esta obra destinava-se a apresentar Portugal na Exposição do Rio de Janeiro, e contém textos sobre os mais diversos aspectos da vida e história do País, assinados por Rocha Peixoto, Manuel Roldan, Augusto Nobre, João da Mota Prego, Adolfo Coelho, Curry Cabral, Joaquim de Vasconcelos, Ernesto Vieira e outros. Vem muito ilustrado com fotografias e impresso em papel couché. Tem ainda mapas impressos a cores desdobráveis.