DIREITOS de Padroado de Portugal em Africa : Memoranda / Ministério da Marinha e Ultramar.-
Trata-se da posição oficial do Governo sobre esta polémica internacional. Este relatório foi elaborado por Luciano Cordeiro.
ANUÁRIO da Guiné Portuguesa- 1946 / publicação do Governo da Colónia / organizado por Fausto Duarte
Obra estimulada pelo então governador Sarmento Rodrigues marcou uma época na colónia e chegou a publicar-se um outro volume para o ano de 1948. Qualquer ano é raro e muito procurado pois inclui um importante inquérito etnográfico e é hoje fonte de preciosas informações históricas.
Trata-se de um fasciculo do "Boletim da Sociedade de Geographia de Lisboa" integralmente dedicado a Ceuta e Marrocos com excelente colaboração:Braamcamp Freire, Roma du Bocage, Ernesto de Vasconcelos, Afonso de Dornellas, Vicente Almeida d'Eça, Carneiro de Moura, João Cardoso Junior, J. Farmhouse. Vem ilustrado com mapas desdobráveis
CADERNOS COLONIAIS.- Nº1 a Nº70 em 7 vols.
Colecção completa destes interessantes cadernos históricos e biográficos focando temas coloniais e do maior interesse para a história da presença de Portugal em África e no Oriente. Nela colaboraram muitos dos mais famosos publicistas da época.
Este relatório das campanhas militares para submeter os povos do norte de Moçambique é muito invulgar pois foi distribuído apenas ás repartições governamentais e membro do Governo. É composto de duas partes : o "Relatório acerca das primeiras operações e combate de Mojenga" e o " Relatórios acerca da acção de Calaputi, escaramuça de Munapo e submissão dos chefes namarraes". Vem ilustrado com os 5 mapas desdobráveis das acções militares e o mapa do "Combate da Mujenga" também desdobrável e impresso a cores, que falta quase sempre.
COLONIES (LES) Portugaises: court exposé de leur situation actuelle
O autor, Miguel Eduardo Lobo de Bulhões assinou a introdução.
DEFESA (EM) da Verdade / colectânea organizada por A.M. Zorro
Conjunto de artigos publicados em jornais sobre o início do terrorismo em Moçambique.
Trata-se de uma magnífica colecção de bibliófilo apenas com falta do raríssimo último volume (4ª série Nº1) desta importante e muito curiosa revista sobre assuntos históricos de Angola., constituída por três séries de 10 fascículos cada uma. Todos os números conservam as respectivas capas de brochura., e o primeiro tem uma dedicatória do Pe. Ruela Pombo.