Raro opúsculo sobre as elações do Governo Brasileiro com a Santa-Sé.
Trata-se dum Regimento seiscentista de D. João IV a definir as obrigações e modos de proceder dos Juizes de fóra das Cidades e Vilas do Reino. Com os seguintes capitulos: Se tirarão devassas dos casos seguintes ; Interrogatorios sobre os Meirinhos & Alcaides ; Sobre os Escrivães, & Tabeliães do judicial; Sobre o contador, enqueredor, & distribuidor do juizo ; Sobre os advogados ; Sobre os carcereiros; Sobre os porteiros do Juizo. Arouca (Reg97) refere o mesmo título, mas atribui uma data de 1677. Sendo este ainda de D. João IV a data deverá ser anterior a 1656.
Regimento seiscentista de D. João IV a regular a actividade dos Corregedores. Estes eram os magistrados administrativos e judiciais que representavam a coroa em cada uma das comarcas do país no antigo regime. É de particular interesse histórico ao enunciar com pormenor as obrigações da função. Arouca (Reg.126) não indica data, e a B.N. apresenta "ca 1689", mas tal é óbviamente erro pois o Regimento é de D.João IV e deverá ser anterior a 1656 ano em que este rei morreu.
Edição muito cuidada. O prefácio do Professor Marcelo Caetano ocupa as primeiras 45 páginas.
Raríssima publicação limitada a 250 exemplares com a reimpressão de texto surrealistas promovida por Cruzeiro Seixas, Mário Cesariny e Mário Henrique Leiria. Contém no port-folio proprio, colada um "hors-texte" dos promotores intitulado " Para bem esclarecer as gentes que continuam à espera" com a emenda proposta por Cruzeiro Seixas e por ele feita á mão da palavra "vapor" parac a palavra "pavor". Texto em folhas soltas dentro de port-folio próprio. Peça de colecção rara e procurada.
Trata-se apenas da 2ª parte desta relação setecentista de um sucesso militar
Curiosa relação oitocentista sobre a aparição de uma cruz nos ares da região de Poitiers. Estas relações de milagres e aparições são hoje raras e muito apreciadas.
Tradução para francês do famoso discurso na Câmara dos Comuns de George Canning pondo-se a favor das pretensões dos Liberais portugueses. Parece ser rara e não encontrámos referências bibliográficas.
REPERTORIO de Historia de las Ciencias Eclesiasticas en España (I-VI)
Importante obra de referência com muito interesse histórico e utilidade bio-bibliográfica
REVISTA de Guimarães / direcção e edição da Sociedade Martins Sarmento: Vol. LIII - 1943.
Do índice: Curiosidades de Guimarães / Alberto Vieira Braga ; Antiguidades Transmontanas / Mário Cardoso; No vasto panorama da tradição histórica de Guimarães / Eduardo d'Almeida; Um conflito no Toural há 88 anos / Mário Cardozo; O artista francês Edouard Brohy / Pedro Vitorino ; O pintor Silva Pôrto e a paisagem do Minho / Alfredo Guimarães; Escavações na Citânia de Briteiros / Mário Cardozo.